sábado, 22 de junho de 2013

Porto Sentido

Mário Pessegueiro
serigrafia
60x30 cm
150,00€

PORTO SENTIDO!

Ai amigo,
se sabedes novas do teu senhor
novas dizei-me que desespero
em ânsia e sufoco espero
quem da galiza cavalgando
sua espada vem empunhando
a caminho do teu medo
ao teu medo vai chegando
para teu medo libertar.

Dizei-me novas do teu Senhor
que de Ulisses te vem soltar.

Novas dizei-me que mereço.

Ai amigo,
eu te rogo e eu te peço
com esforço e sem tropeço
sobe ao alto da tua coragem
e na Muralha de Fernando
acrescenta pedra virada a sul
porque é de lá que sopram
os ventos da desgraça

E avista o teu Senhor
que sem loas e sem trapaça
sem nevoeiro ou fumaça,
cavalgando a toda pressa
sua força te vem dar
no teu medo e desgraça
que te põe quedo e ameaça
e de ulisses te vem soltar.

Novas dizei-me do teu desnorte
do teu povo destino e  sorte
se teu protesto justo e forte
a Ulisses não chegar
por mudo e quedo se ficar.

Novas dizei-me
do teu  protesto
se por  má sina
e pior sorte
na praça de Ulisses
tiver morte,
e somar mor desgraça!

Porque é de lá que sopram
os ventos da trapaça

Novas dizei-me da tua esperança
que ao Norte há-de chegar
se teu povo a Galiza voltar
em regresso que tem ir
                         …e ficar.

Porque é de lá que sopram
os ventos da bonança!

É de lá que se ouvem
as  vozes da esperança!

Novas dizei-me do teu Senhor
que da Galiza vem

para do medo te libertar!

Angelino Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário